
O lvro IQ84 é uma trilogia escrita por Haruki Murakami, e é com toda certeza a história que mais gosto dele (até o momento que estou escrevendo.)

Conta a história de Tengo, um professor de cursinho especializado em matemática, Aomame uma instrutora de ginástica e assassina de aluguel, uma organização religiosa com uma conduta duvidosa, um olheiro de artes, um livro escrito por uma garota de dezessete anos e duas luas no céu.
O que tudo isso tem em comum? Calma, que já explico, lembrando que aqui como sempre, não vai ter spoillers.
Tengo além de professor, é escritor de romance, nem um pouco famoso e só com algumas obras esquecidas publicadas, ele se tornou muito amigo do seu editor, o Komatsu, o típico amigo ''com amigo desses quem precisa de inimigo''.

Em um concurso literário para jovens escritores, uma jovem se destacou, o nome dela é Fukaeri, o livro a Crisália de Ar, despertou o interesse e a ganância de Komatsu. Como se trata de uma escritora sem experiência, o livro para ser publicado ainda precisa ser lapidado, logo o editor pediu a ajuda de Tengo, para fazer o trabalho, mas o livro permaneria como autoria da jovem.
Nesse universo, isso é considerado quase que um crime, o que se fosse descoberto daria um grande alvoroço por parte da mídia, mas Tengo aceitou.
Com a obra concluida, Komatsu, quis participar de um concurso literário muito relevante no meio, e por ser tratar de um livro bem escrito e feito por '' uma jovem de dezessete anos'' a obra venceu e ganhou repercursão.
O que ninguém esperava é que a Crisália de Ar, contava nas entrelinhas a vivência sombria de Fukaeri antes de fugir da ''seita religiosa''.
E não só isso, revelava par o mundo a existência de uma força onisciente e nem um pouco misericordiosa, que abriria uma outra dimensão, e arrastaria todo mundo para ela, um mundo onde teria duas luas e que não seria mais 1984 e sim o ano de 1Q84, segundo Aomame.
Bình luận