top of page

Anime: Piano no Mori

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente


Um novato não é bem recebido na escola, alguns valentões resolvem importunar o garoto. Porém, há males que vêm para o bem. Dentre as "brincadeiras saudáveis" feitas com Amamiya, uma delas leva o novato a conhecer Kai Ichinose e consequentemente o piano da floresta.



Amamiya também é pianista, foi "forçado" para esse meio porque seu pai é um pianista profissional renomado e isso acaba gerando muita pressão no jovem para que aprimore a cada dia. Com isso Amamiya vê em Kai um amigo e, ao mesmo tempo, seu maior rival.


Na escola deles há um professor de música, Ajino. Ele foi um pianista bem relevante para o universo da música, porém teve sua carreira interrompida por um acidente.

Mas quando ele vê Kai tocando o piano da floresta, ele se dispõe a lapidar aquele talento.


Forest of Piano (Piano no Mori, no original japonês) faz uma mistura perfeita de história simples e emocionante. Se por um lado existe um tom leve, por outro há entrelinhas surpreendentemente pesadas. Por exemplo, Kai é filho de uma prostituta, mora com ela e a ajuda nos afazeres do local onde trabalha (lavando louça, varrendo o chão). Apesar das dificuldades e do ambiente desfavorável, o amor de mãe e filho é muito bonito. Kai alivia a atmosfera suja daquele ambiente quando, à noite, toca o piano da floresta, e isso traz muita leveza a vida da mãe.


A partir do momento que Ajino se torna o mentor musical de Kai, ele assume claramente uma figura paterna ao garoto, mesmo que nenhum deles diga isso explicitamente. Ele viu um talento inigualável em Kai, e toma como missão de vida elevar o garoto ao patamar que ele merece, sem pedir nada material em troca mas ele fez o garoto prometer ter comprometimento e que nunca desistira apesar das dificuldades.


Ao longo das duas temporadas, Kai terá um grande crescimento, tanto nas habilidades musicais quanto na idade o que da um ritmo bem interessante no anime. O pianista prodígio conhecerá novos ares e alçará voos que nem ele imaginava. Diversos outros pianistas aparecerão em sua vida, e histórias pouco felizes também. Obviamente precisamos destacar a parte musical do anime. Simplesmente maravilhosa. Muito piano e música clássica tocadas pelos personagens em momentos lindos. Alguns episódios são praticamente inteiros de música, com inserções narrativas e desenvolvimento de história muito bem feitos. Se analisarmos a história em pontos separados, não parece algo que se destaque. Porém, ao juntarmos tudo, o resultado é uma obra belíssima que vale ser assistida

Comments


bottom of page