top of page

Anime: Little witch academia

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente


Se você me perguntar por que eu decidi assistir uma série de bruxinhas, vou ter que dizer que é pela mesma razão que eu assisti tudo o que eu assisto: meu sensor otaku disse que era pra ver. Isso e o fato de que não parecia existir absolutamente nada bom no universo. Então se você tá no inferno, abraça o capeta, né não?



Eu tinha preconceitos. A arte era muito infantil, logo de cara parecia bobo e eu já sentia que até os personagens que me atraíam não seriam desenvolvidos com a profundidade que eu queria. Afinal, é uma historinha sobre bruxinhas pra crianças. E eu estava… errada. O que eu sei é que Little Witch Academia foi muito mais longe do que imaginava



Dito isso, sobre o que é Little Witch Academia?

Imagina Harry Potter, mas Hogwarts é só pra garotas, todos os personagens relevantes são mulheres e em vez de derrotar o mal, a missão do Harry é despertar a magia nas pessoas. Mas não vamos tão rápido, porque Akko, a protagonista, não sabe qual é a missão dela. Ela é só uma garota de uma família não bruxa que depois de um espetáculo de magia de Chariot uma bruxa que ela admira fixou na cabeça que queria seguir esse caminho também. E o primeiro passo que ela da é ir para a escola de magia onde a própria Chariot estudou: Lua Nova!



Pra sorte da Akko, ou azar, a mágica no mundo está se tornando cada vez mais rara, o que leva a escola de magia Lua Nova a quebrar suas regras conservadoras e decidir aceitar uma aluna de família não bruxa. Afinal, até bruxas precisam pagar as contas. A partir daí começa toda a aventura da Akko, que vai pra escola, faz amigas e inimigas, sofre por não ter a mesma habilidade que as outras bruxas e cada dia é uma nova oportunidade para quebrar a cara de um jeito diferente.


Eu só sei que nessa história a magia acaba sendo uma metáfora pra conquistar os seus sonhos e encarar desafios pra fazer algo que você quer, mesmo quando você não tem a habilidade necessária e ninguém mais acredita em você. Então é basicamente perfeito pessoas como eu , que vive quebrando a cara no mundo e ultrapassando tempestades de insegurança.


No início da série, foi realmente bobo. O primeiro episódio tem umas palhaçadas sem graça. Eu continuei assistindo pelo mero fato de que não deixo nada inacabado a não ser que seja realmente insuportável. Mas aí conforme a gente conhece as personagens e a trama principal – Akko, a garota que encontra uma varinha mágica e precisa despertar 7 palavras esquecidas, que podem trazer ao mundo uma nova era de magia – e os segredos que envolvem o desaparecimento da Chariot, tudo vai ficando mais interessante.


Um exemplo é o episódio da Sucy. Veja bem, eu odeio episódio de alucinação e aparentemente o mundo inteiro ama um episódio de alucinação, mas até esse episódio me conquistou em Little Witch Academia. A Akko tem duas amigas mais próximas: a Lotte e a Sucy. A Lotte é a nerd que parece a Velma de Scooby Doo, um pouco mais medrosa. A Sucy é a amiga gótica que adora ver a Akko sofrer (de verdade, ela gosta de sofrimento). Tem episódios centrados pra gente conhecer mais elas, mas como você vai entrar na cabeça de uma pessoa super fechada como a Sucy? Entrando na cabeça dela, literalmente.


Acontece uns babados mágicos e a Akko precisa entrar no sonho dela para acordá-la. Porém, quando chega lá, encontra várias partes da personalidade da Sucy e vive uma aventura própria como a de star wars por exemplo.


A parte legal é que em um momento a Akko encontra um tribunal de julgamento, que fica sentenciando à morte todas as versões da Sucy mais fofinhas e delicadas. Aí é claro que a Akko precisa se meter. Como alguém pode ficar se julgando tanto ao ponto de se destruir assim?!! Você precisa dar liberdade para experimentar essas outras versões de você mesmo, não seja tão cruel com si mesmo ao ponto de se mutilar cortando partes da sua personalidade no fim isso pode causar a criação de um monstro que devora tudo.


Um outro detalhe sobre Little Witch Academia: a série é super pra cima, idealista, fala de sonhos e magia, mas não tira os pés do chão. As personagens lidam com um monte de limitações e fracassos e seguem em frente!

Eu terminei a série… com um novo mundo imenso dentro de mim. Um mundo melhor. Um mundo tão vasto que toda vez que eu tento falar de Little Witch Academia, é difícil explicar mas fiz o melhor ;)


Comments


bottom of page