top of page

Anime: High score girl

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente

Hi Score Girl é uma verdadeira história de amor, e uma bela homenagem a trajetória dos vídeo-games.

A trama de Hi Score Girl se passa no início da década de 90 e conta a história de Haruo Yaguchi, um menino que está no ensino fundamental, que não é muito popular, e não tira notas muito boas. Mas ele é bom em uma coisa, na coisa que ele realmnete ama: vídeos-games. É um completo apaixonado e sempre que pode frequenta um fliperama /arcade. Ele é extremamente dedicado, assim se tornando um grande jogador, principalmente em jogos de luta, mas sua especialidade é especialmente em Street Fighter 2 com o personagem Guile.


A narrativa conduz os personagens de uma maneira simples e sempre usando recursos dos jogos para ajudar a mostrar os fatos. Muitas vezes personagens como Guile dão conselhos para Yaguchi. São sacadas muito boas quando o anime consegue intercalar a trama do mundo real com os game. Esses paralelos funcionam bem e dão todo o charme para o anime. A trama se foca principalmente em Yaguchi e Ono e depois entra Koharu Hidaka uma personagem bem interessante.


O anime cria momentos engraçados, divertidos mas também alguns bem emocionantes. De verdade, tem algumas cenas em Hi Score Girl que deixam muito anime de romance propriamente dito no chinelo. É realmente muito emocionante algumas cenas envolvendo os sentimentos dos personagens, pois a maneira como eles são mostrados, é algo muito natural e espontâneo, de um jeito bem único. Conforme a trama avança, uma coisa que o anime trabalha é a passagem de tempo. Os anos vão passando, os personagens vão envelhecendo (saem do ensino fundamental para o ensino médio) e com isso acompanhamos de tabela uma outra história: a dos vídeo-games.

Vamos acompanhando junto de Yaguchi a evolução dos jogos, dos fliperamas e também dos consoles caseiros. Hi Score Girl aproveita e nos mostra a importância e o quão rica é a história dos jogos . As pessoas que vivenciaram um pouco dessa época dos anos 90, de certo vão cair em uma nostalgia forte ao ver o anime.

Comments


bottom of page