top of page

Anime: Arte

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente


Ambientado na Florença, Itália, no início do século 16

Arte é filha única de uma família nobre mas decadente. E ela desde pequena desenha bem e é apaixonada por desenhar, o pai a apoiava contra a vontade da mãe e assim que o pai dela morreu a mãe passou a fazer um inferno na vida da menina, para que ela se casasse com o herdeiro de uma a família ascendente e continuasse a linhagem nobre.


Arte, se recusa a desistir de seus sonhos e vai contra as crenças de sua época. Ela sai de casa, somente com seus materiais de pintura e começa a procurar por um mestre pintor, com o interesse de trabalhar auxiliando na oficina e com a esperança de se tornar quem sabe um dia, uma mestre de pintura.


Após várias portas na cara, e vários maus tratos por ela ser mulher, ela bate na porta de Leo, o mestre pintor que nunca teve um aprendiz.


Esse homem olha os desenhos dela e diz que ele só vai aceitar ela se finalizar uma tarefa em um curtíssimo período de tempo que até então parecia impossível.

Determina, Arte, aceita o desafio...


Esse anime, sinceramente, não tem essa coisa do ''clássico protagonismo''. A Arte é puramente uma mulher que almeja se tornar mestre pintora e não mede esforços para isso. Ela se cansa, chora, fracassa, supera, ri, vai para ação, e tudo de novo outra vez.


Arte, mostra sutilmente a realidade daquela época, e ao mesmo tempo cutuca o posicionamento de muitas pessoas infelizmente, ainda nos dias atuais.


O machismo, da maneira mais clara possível, por subestimar a Arte por ser mulher, por oferecer ajudar de certa maneira rude porque ela não parece capaz, por invejar a qualidade do trabalho dela e tentar sabotar porque uma mulher não pode se destacar naquela época, e ela não se deixa abalar por nada. E isso continua sendo narrado em duas outras personagens.


A Veronica, ela é rica, bonita, e uma cortesã, ela é tudo que aquela época julga como ''politicamente incorreto'', uma mulher bem instruída e tem até uma visão bem peculiar diria, do serviço que oferece. Ela se encantou por Arte, a primeira vista, tanto que deu um empurrãozinho valoroso na vida da garota.


Darcia, costureira e filha de fazendeiros, ela tem a habilidade da costura desde criança e com isso ganha a vida, e sonha em conhecer o homem da sua vida para assim ser finalmente feliz. E no início, tem ciúmes da aristocracia da qual Arte fazia parte, mas ficou impressionada ao conhecer ela , sempre trabalhando arduamente em busca de seu próprio sonho. E com o tempo decidiu que seu sonho seria ler e escrever, e conseguiu Arte nos tempos livres, como tutora.


Arte, no momento que quase poderia chamar Florença de casa, decide corajosamente ir para outro lugar, sem saber se ainda teria aquela nova casa para voltar.


Essa artista é corajosa, e segue em frente mesmo com medo, pintando seus próprios caminhos na tela branca, chamada vida.







Comments


bottom of page