
A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, por um homem da mesma faculdade que ela, que depois revela que é um “homem-lobo”, e mesmo assim ela continua com ele.

Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo — A mais velha, Yuki (neve), nasceu em um dia em que nevava, e Ame (chuva), o mais novo, nasceu em um dia chuvoso. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência de “crianças lobo”, mas seu marido homem-lobo morre de repente e Hana decide se mudar para uma cidade do interior.

Antes de tudo Ookami Kodomo no Ame to Yuki é um filme sobre família. Apesar de conter pequenos elementos sobrenaturais como “homem-lobo”, esse não é o foco principal do filme. O foco principal está na relação de Hana com seus filhos, todo seu esforço para cuidar deles e a importância do papel materno auxiliando em decisões que moldarão o futuro de seus filhos, como se fosse uma especie de guia, mas sabendo de suas decisões e que não terá como controlá-los para sempre, pois alguma hora eles terão que seguir seus próprios caminhos.

O filme pode ser dividida em três arcos. O primeiro focando em Hana conhecendo seu amor e o desenvolvimento de seu relacionamento. O segundo segue a luta de Hana para criar os filhos jovens que necessitam de um cuidado especial já que eles não são “normais”. E o terceiro e final, vê-la resolvida enquanto seus filhos tentam encontrar seus próprios lugares no mundo.

Conflitos, tristezas, esforço, felicidade, não importa a situação, sempre mantenha um sorriso no rosto

É um filme de mudança e auto-descoberta. Yuki começa o filme feroz e selvagem, facilmente abraçando sua metade lobo, enquanto Ame é choroso e tímido, e tem medo do que significa ser “parte-lobo”. À medida que os anos passam, a determinação de Hana permanece inabalável, mas seus filhos crescem longe dela como as crianças fazem naturalmente. Com este crescimento, eles também mudam e nessa hora o filme muda um pouco o foco tirando de Hana e mostrando como as crianças crescem, dando-nos a sua visão e sentimentos sobre quem eles são, e fazendo uma inversão de papel interessante em relação a eles quando ainda eram crianças. Yuki passa a cada vez mais a abraçar seu lado humano e canalizar seu carisma para se socializar com seus amigos, enquanto a introversão de Ame o fez crescer independente enquanto quer explorar seu lado animal.

A história é tão cuidadosa que lida com a parte da fantasia bem delicadamente para que ela não se sobressaia sobre as outras partes. A história é “pé no chão” nos aspectos sobre a vida cotidiana que deixa a impressão de que foi baseada em uma história real e que não é algo fictício. Pequenos momentos como o sentimento do pai contente ao ver seus filhos se alimentarem ou os irmãos brigando pela casa são tão simples que tocam os corações dos espectadores porque são exemplos de experiências semelhantes as que nós mesmos tivemos enquanto crescíamos.
Ao mesmo tempo que contem elementos imaginários, ela consegue ser verossímil a ponto de você se identificar com muitas situações apresentadas e até sentir nostalgia de sua própria infância.

Comments