top of page

Exposição: Windowology estudo de janelas no Japão

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente


Os tempos de pandemia pediu e ainda pede novo olhares pela janela. Exatamente por estarmos vivendo um momento onde as pessoas permanecem mais tempos em suas casas, a janela estabelece uma conexão entre o externo e o interno.


Além disso a janela possui duas funções opostas, a de abrir e fechar, o que coincidem com os desafios atuais.

Sem obstáculos não existe chance de desenvolvimento, por que você não vê necessidade para tal.


Nesse 'novo mundo', ampliamos as possibilidades de nos conectarmos com todos os lugares e pessoas do mundo, de uma maneira ainda mais constante e próxima, por meio do computador a ''janela virtual''.


Óperas foram cantadas, mensagens de gratidão aos profissionais de saúde foram transmitidas e coisas foram entregues e recebidas pela própria janela, mostrando sua importância em tempos de crise.


Essa exposição incentiva uma reflexão, que janela não é só uma parte do ambiente para iluminar, aquecer, circular o ar, ela tem muito mais funções, nos conectar com o exterior ou interior, quantas vezes você se pegou olhando para dentro de algum lugar, através de uma janela? Ou ao fechar os olhos a sua janela para o mundo você se pegou olhando pra dentro de si?


Os livros são janelas também, já pensou nisso? Janelas para um outro mundo, uma outra história, ou simplesmente um outro pensamento.

As vezes tenho a impressão que uma daquelas janelas (do apartamento) é a dela. Noutras, nenhuma parece ser são tantas janelas.

As fotografias também são janelas, para um outro momento registrado, além do seu que está presente.


A exposição aconteceu na Japan House de São Paulo, e caso queira saber o que está rolando por lá acesse o site deles aqui.

Essa postagem foi uma janela que criei para você, conhecer essa exposição.


Comments


bottom of page