top of page

Exposição: Louge exportivo Tokyo 2020

Foto do escritor: Bianca VicenteBianca Vicente

O Louge esportivo foi inaugurado na Japan House em agosto e fica disponível até dia 12 de setembro de 2021, peço desculpas pela postagem tardia.


No Louge somos recebidos pelas pelas mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

A Miraitowa, representante dos atletas Olímpicos, traz no nome a junção das palavras japonesas Mirai e Towa, que significam futuro e eternidade.


E a Someity, que representa os atletas Paralímpicos e é o resultado da fusão abreviada das palavras japonesas e inglesas - Someiyoshino, alusão à uma popular variedade de cerejeira do Japão e aos que possuem um incrível poder mental e força física, e so mighty, de ‘tão poderosa’, para representar os atletas paralímpicos, que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.



Outro destaque apresentado é o pioneirismo japonês nos jogos de Tóquio de 1964, no desenvolvimento de símbolos e adoção do design como ferramenta de comunicação. Para apresentar esta inovação, o Lounge terá um espaço dedicado a eles, contando com um vídeo sobre os mais de 50 símbolos que representam cada esporte, expostos de forma para possamos interagir e descobrir mais sobre cada um deles.


É uma experiência interessante para conhecer mais dos esportes olímpicos e os paralimpicos, o Louge não possui uma grande variedade de coisas 'a mostra' mas se quiser emergir mais é só escancear os Qr code ao lado de cada peça.


Achei que iniciativa torna a exposição menos poluída e mais fluída, e segundo site da Japan House, os Qr code serve também para tornar mais acessíveis para todos, já que temos uma narrativa em áudio, e também conta com placas em braile.


No Louge destaca ainda as principais novidades do evento, como as tão aguardadas estreias do surfe e do skate, além dos esportes indicados pelo país anfitrião, como o karatê, arte marcial que surgiu em Okinawa, que fez parte dos Jogos exclusivamente nesta edição, além do retorno do beisebol e softbol, por conta da imensa popularidade do esporte no Japão.


Tem um espaço dedicado para cada modalidade com projeções mapeadas e monitores apresentando os principais movimentos, manobras e golpes, além de conteúdos e informações relevantes para que possamos conhecer suas histórias, regras e curiosidades.


Há também uma área destinada aos esportes paralímpicos, com a exposição de alguns equipamentos utilizados pelos atletas para a prática de modalidades como goalball e bocha, exclusivas dos Jogos Paralímpicos, além do rugby, basquete e tênis, disputados em cadeira de rodas.



Comentarios


bottom of page