
Entre os dias 18 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, acontece na Japan House São Paulo de forma gratuita, a exposição dedicada às tigelas de ramen, ou ramen donburi.
Que busca entender o que torna esse prato um fenômeno que conquistou o Japão e o mundo.
Servido em uma única tigela, o ramen é um prato que combina cinco elementos: macarrão, dashi, tarê, cobertura e gordura, possibilitando a criação de inúmeras receitas com sabores e estilos distintos.

A mostra ressalta o importante papel das tigelas de cerâmica dentro da criação e composição das diversas receitas de ramen, a maioria das tigelas tem tamanho, matéria-prima e formato padronizados, sendo que aproximadamente 90% são produzidos na região de Tono, sudoeste de Mino, província de Gifu, no Japão.
A exposição apresenta uma abordagem nipônica do design, que valoriza a beleza dos objetos cotidianos e eleva o donburi, uma peça utilitária, à categoria de arte.
Na exposição você pode conhecer a rica diversidade de ingredientes que uma única tigela pode reunir, além de ver uma amostra gigante de ramen

Donburi ou obras de arte?
Na segunda parte da parte da exposição você aprecia 30 tigelas e suas colheres, desenvolvida com o propósito de serem o ''donburi'' perfeiro para seu criador, entre eles estão designers, arquitetos, e artistas plásticos e cada uma guarda uma história única de porque tomou essa aparência.
Destaque para o designer gráfico e ilustrador Keiichi Tanaami, que fez um donburi com uma aranha, e diz que ao terminar um delicioso ramen encontrou uma aranha enorme no fundo, e isso o traumatizou a nunca mais consumir o prato devido ao caldo denso, já que ele tem pavor de aranhas.
Outras histórias menos agoniantes são contadas por lá também, como o do reconhecido ilustrador Tadanori Yokoo, que traz caveiras fazendo uma alusão ao caldo de ramen tonkotsu, feito com ossos de porco e também a tigela que o objetivo era representar os deuses e o resultado final saiu um ''fantasminha'' muito simpático.
O Vale da Cerâmica de Mino
Na última seção, o visitante é apresentado ao Vale da Cerâmica de Mino, principal região ceramista do Japão, responsável pela produção de quase 90% das tigelas de porcelana para ramen do país, muitas das quais também já aportaram em casas de ramen mundo afora.
Lá estão expostos mapas, fotografias e vídeos sobre a geografia e história dessa região que há mais de 500 anos produz cerâmicas que combinam beleza e funcionalidade. Aqui também estão expostos mais 10 donburi produzidos pelos habilidosos ceramistas de Mino, que refletem a diversidade de técnicas e acabamentos produzidos nos fornos de Nesta seção, o visitante é convidado a conhecer a variedade da produção de Mino, que fabrica também revestimentos em cerâmicas utilizados em construções.
Comments